fbpx

  icon1 Nossos Serviços

Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório. O médico cardiologista poderá atuar na prevenção primária das principais doenças cardiológicas (Infarto agudo do Miocárdio, Hipertensão, Insuficiência cardíaca...) ou mesmo tratando as doenças quando já estabelecidas.
.

Consulta Preventiva – Checkup

1 - Sabendo que a maior causa de morte atualmente é por problemas cardiovasculares e ao que tudo indica, essa incidência tende a aumentar, todos os adultos, a partir de 18 anos de idade, mesmo que aparentemente saudáveis, deveriam consultar, o cardiologista, para se orientarem, adequadamente, a respeito de seus próprios riscos cardíacos e das diversas possibilidades atuais oferecidas como tratamento preventivo .
Na presença de comorbidades como Hipertensão Arterial, Diabetes, Obesidade, Dislipidemia (Colesterol elevado), tabagismo, sedentarismo ou história familiar de doenças cardiovasculares precoces uma avaliação cardiológica de rotina é ainda mais importante.

Apesar das altas taxas de mortalidade por problemas cardiovasculares, é importante deixar bem claro que a maioria das complicações podem ser evitadas quando o diagnóstico é precoce e o paciente investe na PREVENÇÃO.

2 - Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física
3 - Antes de submeter-se a algum procedimento cirúrgico

Consulta Cardiológica:

Um acompanhamento cardiológico periódico é fundamental em pacientes com doença cardiovascular já estabelecida como:

Hipertensão arterial: O adequado controle da pressão arterial reduz os riscos de desenvolvimento de Insuficiência cardíaca, infarto agudo do miocárdio, retinopatia e nefropatias hipertensivas. A manutenção dos níveis de pressão dentro dos padrões de normalidade para o seu perfil de risco é fundamenta.

Dislipidemia (Colesterol elevado): O tratamento da dislipidemia pode reduzir a formação de placa de ateroma bem como o risco de instabilidade dessa placa consequentemente reduzindo os riscos de IAM e AVC.

Doença Arterial coronariana: Pacientes que já apresentaram angina ou IAM necessitam de um acompanhamento cardiológico periódico. O uso de algumas medicações pode prevenir a recorrências dos eventos, melhora da angina e ainda reduzir o risco de desenvolvimento de insuficiência cardíaca.

Insuficiência Cardíaca (IC): Pacientes portadores de IC devem realizar um acompanhamento cardiológico minucioso periódico. O uso de drogas modificados de sobrevida podem melhorar significativamente o prognóstico e consequentemente o risco de óbito.

Arritmias Cardíacas: O papel do cardiologista clínico é fundamental em pacientes portadores de arritmias cardíacas. Por meio de uma avaliação clínica e exames complementares com ECG, Holter de 24h ou monitores de eventos é possível de detectar arritmias ameaçadoras a vida e realizar o tratamento específico. A Fibrilação atrial, arritmia extremamente frequente e detectável aumento o risco de AVC. Seu reconhecimento possibilita o início de medidas preventivas.


Dr. Daniel Setta – Cardiologista – CRM: 52 72959-0 
* Rua Dona Mariana 143 – sala D35 - Botafogo – Rio de Janeiro - RJ
* Rua Ataulfo de Paiva 1120 salas 511-13 - Leblon - Rio de Janeiro - RJ