Dicas de Saúde
A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares como o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular encefálico e a insuficiência cardíaca. Além disso pode comprometer o funcionamento dos rins da retina comprometendo a visão. Seu diagnóstico é feito a partir da medida correta da pressão arterial ou mesmo através de exames complementares como o MAPA de 24h. O tratamento passa pelo uso de medicamentos anti-hipertensivos e por mudança em hábitos de vida (Terapia não farmacológica).
Terapia não farmacológica :
- Restrição de sal na dieta – Em estudos randomizados bem controlados, o impacto geral da redução moderada de sódio é uma queda na pressão arterial em indivíduos hipertensos e normotensos. É recomendado que a ingestão de sódio seja limitada a aproximadamente 2,0 g/dia (equivalente a aproximadamente 5,0 g de sal por dia) na população em geral, mas principalmente nos hipertensos.
- Perda de peso – A perda de peso em indivíduos com sobrepeso ou obesos pode levar a uma queda significativa da pressão arterial independente do exercício. O declínio da pressão arterial induzido pela perda de peso geralmente varia de 0,5 a 2 mmHg para cada 1 kg de peso perdido.
- Dieta DASH - O padrão alimentar das Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão (DASH) é rico em vegetais, frutas, laticínios com baixo teor de gordura, grãos integrais, aves, peixes e nozes e pobre em doces, bebidas açucaradas e carnes vermelhas . O padrão dietético DASH é consequentemente rico em potássio, magnésio, cálcio, proteína e fibra, mas pobre em gordura saturada, gordura total e colesterol.
- Exercícios aeróbicos, de resistência dinâmica e de resistência isométrica podem diminuir a pressão sistólica e diastólica.
- Ingestão limitada de álcool – Mulheres que consomem duas ou mais bebidas alcoólicas por dia e homens que tomam três ou mais bebidas por dia têm uma incidência significativamente maior de hipertensão em comparação com não bebedores [16,49]. Homens e mulheres adultos com hipertensão devem consumir, respectivamente, no máximo duas e uma bebida alcoólica por dia
Pacientes hipertensos devem ser aconselhados a praticar pelo menos 30 minutos de exercício aeróbico dinâmico de intensidade moderada (caminhada, corrida, ciclismo ou natação) em 5 a 7 dias por semana. O desempenho de exercícios resistidos em 2 a 3 dias por semana também pode ser recomendado.
O controle do estresse psicossocial pelas diversas técnicas existente, entre elas a meditação, musicoterapia, yoga e respiração lenta pode ser importante na prevenção e no controle pressórico.
⠀Dr. Daniel Setta – Cardiologista – CRM: 52 72959-0
* Rua Dona Mariana 143 – sala D35 - Botafogo – Rio de Janeiro - RJ
* Rua Ataulfo de Paiva 1120 salas 511-13 - Leblon - Rio de Janeiro - RJ